Simulado prova da OAB 1

0
1250
OAB 1 - Questão 38
Considere que Laura, menor absolutamente incapaz, representada por sua mãe, ajuíze ação de investigação de paternidade no foro de seu domicílio. Nessa situação hipotética, caso more em outro estado da Federação, o réu poderá
(A) apenas contestar a ação, visto que a competência para o conhecimento da ação, nessa hipótese, é do foro do domicílio de Laura, haja vista ser absolutamente incapaz.
(B) alegar a incompetência do juízo, mediante simples petição, a qualquer tempo, independentemente de exceção, haja vista tratar-se de incompetência absoluta.
(C) apresentar exceção de incompetência de juízo, no prazo da resposta, uma vez que a competência para o conhecimento da ação, nesse caso, é do foro do domicílio do réu.
(D) apresentar exceção de incompetência de juízo, a qualquer tempo, desde que o faça antes da sentença, visto que a competência, na referida hipótese, é do foro do domicílio do réu.

Fontes:

Código de Processo Civil de 1973, Art. 100, II.

Informação Extra:

É competente o foro do domicílio do alimentando, para a ação em que se pedem alimentos. A ação de investigação de paternidade é cumulada com pedido de alimentos, atraindo a competência do foro do domicílio da menor. A incompetência relativa deve ser arguida por meio de exceção, no prazo da contestação.