Simulado prova da OAB 10

0
1201
OAB 10 - Questão 46
Aurora contratou com determinada empresa de telefonia fixa um pacote de serviços de valor preestabelecido que incluía ligações locais de até 100 minutos e isenção total dos valores pelo período de três meses, exceto os minutos que ultrapassassem os contratados, ligações interurbanas e para telefone móvel. Para sua surpresa, logo no primeiro mês recebeu cobrança pelo pacote de serviços no importe três vezes superior ao contratado, mesmo que tivesse utilizado apenas 32 minutos em ligações locais.
A consumidora fez diversos contatos com a fornecedora do serviço para reclamar o ocorrido, mas não obteve solução. De posse dos números dos protocolos de reclamações, ingressou com medida judicial, obtendo liminar favorável para abstenção de cobrança e de negativação do nome.
Considerando o caso acima descrito, assinale a afirmativa correta.
(A) A conversão da obrigação em perdas e danos faz-se independentemente de eventual aplicação de multa.
(B) A multa diária ao réu pode ser fixada na sentença, mas desde que o autor tenha requerido expressamente.
(C) A conversão da obrigação em perdas e danos independe de pedido do autor, em qualquer hipótese.
(D) A tutela liminar será concedida, desde que não implique em ordem de busca e apreensão, que requer medida cautelar própria e justificação prévia.

Fontes:

Direito do Consumidor (CDC, Art. 84, § 1º)

Informação Extra:

Na ação que tenha por objeto o cumprimento da obrigação de fazer ou não fazer, o juiz concederá a tutela específica da obrigação ou determinará providências que assegurem o resultado prático equivalente ao do adimplemento. Sendo relevante o fundamento da demanda e havendo justificado receio de ineficácia do provimento final, é lícito ao juiz conceder a tutela liminarmente. A conversão em perdas e danos só se dará se a tutela específica ou a obtenção do resultado prático equivalente se tornar impossível.