Simulado prova da OAB 14

0
1652
OAB 14 - Questão 40
Raul, cidadão brasileiro, no meio de uma semana comum, desaparece sem deixar qualquer notícia para sua ex-esposa e filhos, sem deixar cartas ou qualquer indicação sobre seu paradeiro. Raul, que sempre fora um trabalhador exemplar, acumulara em seus anos de labor um patrimônio relevante. Como Raul morava sozinho, já que seus filhos tinham suas próprias famílias e ele havia se separado de sua esposa 4 (quatro) anos antes, somente após uma semana seus parentes e amigos deram por sua falta e passaram a se preocupar com o seu desaparecimento.

Sobre a situação apresentada, assinale a opção correta.
(A) Para ser decretada a ausência, é necessário que a pessoa tenha desaparecido há mais de 10 (dez) dias. Como faz apenas uma semana que Raul desapareceu, não pode ser declarada sua ausência, com a consequente nomeação de curador.
(B) Em sendo declarada a ausência, o curador a ser nomeado será a ex-esposa de Raul.
(C) A abertura da sucessão provisória somente se dará ultrapassados três anos da arrecadação dos bens de Raul.
(D) Se Raul contasse com 85 (oitenta e cinco) anos e os parentes e amigos já não soubessem dele há 8 (oito) anos, poderia ser feita de forma direta a abertura da sucessão definitiva.

Fontes:

Direito Civil

Informação Extra:

O Art. 38 do Código Civil estabelece que, se o ausente contar com oitenta anos de idade e as últimas notícias dele datarem de cinco anos, poderá ser requerida a sucessão definitiva. A questão afirma que Raul tem 85 anos e está desaparecido há 8 anos, preenchendo os requisitos para a abertura direta da sucessão definitiva.