Simulado prova da OAB 36

0
2413
OAB 36 - Questão 56
Valdemar move, em face de Felício, ação de despejo, cujos pedidos são julgados procedentes.
Considerando-se que o juiz sentenciante não determinou a expedição de mandado de despejo, seria correto afirmar, na qualidade de advogado(a) do autor, que
(A) o requerimento de expedição do correspondente mandado de despejo pode ser dirigido ao juízo a quo, pois o recurso cabível contra a sentença tem efeito meramente devolutivo.
(B) a fim de que a sentença seja executada, deve ser requerida a chamada "tutela antecipada recursal", tendo em vista que o recurso cabível tem duplo efeito, devolutivo e suspensivo.
(C) após a prolação da sentença, está exaurida a jurisdição do juízo a quo, razão pela qual apenas o Tribunal pode determinar a expedição do mandado de despejo.
(D) devem ser opostos embargos de declaração contra a sentença, a fim de que o magistrado antecipe os efeitos da tutela e, consequentemente, o despejo possa ser objeto de execução provisória.

Fontes:

Processo Civil

Informação Extra:

Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91), Art. 58, V. O recurso de apelação interposto contra sentença em ação de despejo terá efeito apenas devolutivo, permitindo a execução provisória da sentença. O pedido de expedição do mandado deve ser feito ao juízo de primeira instância.