Simulado prova da OAB 43

0
2306
OAB 43 - Questão 10
Segundo Kant, em seu livro Fundamentação da Metafísica dos Costumes, cada indivíduo, como ser moral, possui uma dignidade que lhe é própria.

Assinale a afirmativa que, segundo Kant, no livro em referência, mostra como a dignidade deve ser entendida.
(A) Como o conjunto dos direitos fundamentais que devem ser assegurados pelo Estado e que permitem a cada indivíduo o exercício de sua plena cidadania.
(B) Como o valor moral da humanidade que, por isso mesmo, deve ser sempre posto em cálculo ou confronto com qualquer coisa que possua um preço, a fim de se verificar o que deve prevalecer.
(C) Como o valor do trabalho livre de uma pessoa no processo de transformação da natureza em bens de consumo úteis à existência e ao desenvolvimento econômico e moral da sociedade.
(D) Como aquilo que não possui um preço - valor relativo -, mas um valor íntimo, ou seja, uma condição graças à qual algo deve ser considerado um fim em si mesmo.

Fontes:

Filosofia do Direito (Immanuel Kant)

Informação Extra:

Para Kant, a dignidade é um valor intrínseco, que não tem um equivalente, não tem um preço. É o que faz do ser humano um fim em si mesmo, e não um mero meio para os fins de outrem. Coisas têm preço e podem ser substituídas por um equivalente; pessoas têm dignidade e são insubstituíveis.