Simulado OAB Estatuto e Ética

0
1066
OAB 42 - Questão 4
A advogada Nina exerce função na diretoria do Conselho Federal da OAB. Em virtude exclusivamente das funções desempenhadas na OAB, Nina toma conhecimento de certos fatos envolvendo seus colegas advogados João e Maria. Nina acaba de receber uma intimação para depor como testemunha em audiência de instrução e julgamento, referente a uma ação indenizatória, de cunho meramente patrimonial, sem envolver grave ameaça ao direito à vida e à honra, ajuizada por Maria em face de João, cujo objeto tem relação com mencionados fatos de que tomou conhecimento no exercício da citada função no Conselho Federal da OAB

Considerando a situação hipotética, assinale a afirmativa correta.
(A) Nina não deve depor sobre os fatos que soube, diante do sigilo profissional.
(B) Nina não poderá alegar sigilo profissional em razão da natureza das funções exercidas no Conselho Federal da OАВ.
(C) Nina deverá relatar os fatos sobre os quais tomou conhecimento, pois se trata de ação indenizatória, de cunho meramente patrimonial.
(D) Nina tem o dever legal de permanecer em silêncio sobre os fatos indagados, salvo em circunstâncias excepcionais, tais como a defesa judicial de familiares e amigos íntimos.

Fontes:

Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei nº 8.906/94), Art. 7º, XIX, e Art. 34, VII.

Informação Extra:

É direito do advogado recusar-se a depor como testemunha em processo no qual funcionou ou deva funcionar, ou sobre fato relacionado com pessoa de quem seja ou foi advogado, mesmo quando autorizado ou solicitado pelo constituinte, bem como sobre fato que constitua sigilo profissional. Violar, sem justa causa, sigilo profissional, é infração disciplinar. O dever de sigilo abrange fatos conhecidos em razão do cargo exercido na OAB.