Simulado prova da OAB 17

0
1046
OAB 17 - Questão 6
Deise é uma próspera advogada e passou a buscar novos desafios, sendo eleita Deputada Estadual. Por força de suas raras habilidades políticas, foi eleita integrante da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado Z. Ao ocupar esse honroso cargo procurou conciliar sua atividade parlamentar com o exercício da advocacia, sendo seu escritório agora administrado pela filha.

Nos termos do Estatuto da Advocacia, assinale a afirmativa correta.
(A) A atividade parlamentar de Deise é incompatível com o exercício da advocacia.
(B) A participação de Deise na Mesa Diretora a torna incompatível com o exercício da advocacia.
(C) A função de Deise como integrante da Mesa Diretora do Parlamento Estadual é conciliável com o exercício da advocacia.
(D) A atividade parlamentar de Deise na Mesa Diretora pode ser conciliada com o exercício da advocacia em prol dos necessitados.

Fontes:

Estatuto da Advocacia e da OAB

Informação Extra:

Conforme o Art. 28, I, do Estatuto da Advocacia e da OAB, a advocacia é incompatível, mesmo em causa própria, com as atividades de membro de órgãos do Poder Legislativo, em seus diferentes níveis, contra ou a favor das pessoas jurídicas de direito público, empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações públicas, entidades paraestatais ou empresas concessionárias ou permissionárias de serviço público. Contudo, o inciso I do art. 28 estabelece a incompatibilidade para os membros do Poder Legislativo que ocupam cargos na Mesa Diretora.