Simulado prova da OAB 18

0
1173
OAB 18 - Questão 37
Joana e suas quatro irmãs, para comemorar as bodas de ouro de seus pais, contrataram Ricardo para organizar a festa. No contrato ficou acordado que as cinco irmãs arcariam solidariamente com todos os gastos. Ricardo, ao requerer o sinal de pagamento, previamente estipulado no contrato, não obteve sucesso, pois cada uma das irmãs informava que a outra tinha ficado responsável pelo pagamento. Ainda assim, Ricardo cumpriu sua parte do acordado. Ao final da festa, Ricardo foi até Joana para cobrar pelo serviço, sem sucesso. Sobre a situação apresentada, assinale a afirmativa correta.
(A) Se Ricardo resolver ajuizar demanda em face somente de Joana, as outras irmãs, ainda assim, permanecerão responsáveis pelo débito.
(B) Se Joana pagar o preço total do serviço sozinha, poderá cobrar das outras, ficando sem receber se uma delas se tornar insolvente.
(C) Se uma das irmãs de Joana falecer deixando dois filhos, qualquer um deles deverá arcar com o total da parte de sua mãe.
(D) Ricardo deve cobrar de cada irmã a sua quota-parte para receber o total do serviço, uma vez que se trata de obrigação divisível.

Fontes:

Direito Civil (Obrigações)

Informação Extra:

Fundamento: Na solidariedade passiva, o credor pode exigir a dívida toda de qualquer um dos devedores (Art. 275 do CC). O pagamento parcial feito por um dos devedores não extingue a solidariedade dos demais quanto ao restante da dívida. Assim, mesmo que Ricardo cobre apenas de Joana, as outras quatro irmãs continuam solidariamente responsáveis pela dívida perante Ricardo até a sua quitação integral.