Simulado prova da OAB 18

0
1118
OAB 18 - Questão 65
Bruna foi presa em flagrante e denunciada pela prática de um crime de falsificação de documento público. Na ocasião da prisão, foi apreendida uma mochila que estava dentro do veículo de Bruna, sendo que em seu interior existiam algumas joias. Diante da natureza do crime apurado, não existe mais interesse na mochila apreendida com as joias para o desenrolar do processo. Cláudia, colega de trabalho de Bruna, requer a restituição desses bens, alegando ser proprietária. Existe, porém, dúvida quanto ao direito da reclamante. Considerando as informações narradas na hipótese, é correto afirmar que
(A) a restituição poderá ser ordenada pela autoridade policial ou pelo juiz, sempre ouvido o Ministério Público.
(B) o pedido de restituição não deverá ser autuado em autos em apartado.
(C) havendo dúvida sobre o verdadeiro dono, não superada no incidente, o juiz remeterá as partes para o juízo cível, ordenando o depósito das coisas.
(D) não caberá produção de provas no incidente de restituição.

Fontes:

Direito Processual Penal

Informação Extra:

Fundamento: O Art. 120 do Código de Processo Penal regula o incidente de restituição de coisas apreendidas. O § 4º do mesmo artigo estabelece que, "Sobre o pedido de restituição será sempre ouvido o Ministério Público". O § 1º determina que "Se duvidar sobre o direito do reclamante, o juiz remeterá as partes para o juízo cível, ordenando o depósito das coisas".