Simulado prova da OAB 26

0
1064
OAB 26 - Questão 17
Antônio, líder ativista que defende a proibição do uso de quaisquer drogas, cientifica as autoridades sobre a realização de manifestação contra projeto de lei sobre a liberação do uso de entorpecentes. Marina, líder ativista do movimento pela liberação do uso de toda e qualquer droga, ao tomar conhecimento de tal evento, resolve, então, sem solicitar autorização à autoridade competente, marcar, para o mesmo dia e local, manifestação favorável ao citado projeto de lei, de forma a impedir a propagação das ideias defendidas por Antônio.

Nesse sentido, segundo o sistema jurídico-constitucional brasileiro, assinale a afirmativa correta.
(A) Marina pode dar continuidade à sua iniciativa, pois, com fundamento no princípio do Estado Democrático, está amplamente livre para expressar suas ideias.
(B) Marina não poderia dar continuidade à sua iniciativa, pois o direito de reunião depende de prévia autorização por parte da autoridade competente.
(C) Marina não poderia dar continuidade à sua iniciativa, já que sua reunião frustraria a reunião de Antônio, anteriormente convocada para o mesmo local.
(D) Marina pode dar continuidade à sua iniciativa, pois é livre o direito de reunião quando o país não se encontra em estado de sítio ou em estado de defesa.

Fontes:

Direito Constitucional (CF/88, Art. 5º, XVI).

Informação Extra:

O direito de reunião é garantido a todos, desde que pacificamente e sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, sendo apenas exigida prévia comunicação à autoridade competente. A condição é que não frustre outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local. Como Antônio já havia comunicado sua manifestação, a de Marina não pode ocorrer no mesmo dia e local, pois frustraria a primeira.