Simulado prova da OAB 40

0
2312
OAB 40 - Questão 15
Determinada associação nacional, que congrega oficiais do registro e notários, foi surpreendida com a publicação da Lei Federal X, que mudou a destinação dos emolumentos cartorários, de modo que uma parte dos valores arrecadados passaria a ser destinada a políticas públicas do governo federal na área de educação. Considerando a iminente perda de arrecadação, a associação procura você, na qualidade de advogado(a), para saber da constitucionalidade da Lei Federal X.

Com base na hipótese narrada e no sistema jurídico-constitucional brasileiro, assinale a opção que apresenta, corretamente, o seu parecer.
(A) Não há inconstitucionalidade na Lei Federal X, pois os emolumentos cartorários, por serem recursos públicos, devem ter a destinação que lhe é atribuída em lei.
(B) A Lei Federal X é inconstitucional, pois vincula a destinação dos emolumentos cartorários a finalidade diversa daquela prevista na ordem constitucional.
(C) A Lei Federal X é coerente com o sistema constitucional, pois mudou a destinação dos emolumentos cartorários apenas no âmbito da União.
(D) Os emolumentos cartorários devem ser direcionados ao custeio da seguridade social, logo, a Lei Federal X afronta a ordem constitucional.

Fontes:

Lei nº 10.169/2000, Art. 1º.

Informação Extra:

É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios fixar a destinação dos emolumentos, sendo que os valores percebidos pelos notários e registradores constituirão receita do delegatário, destinada a remunerar os serviços e a manter o equilíbrio financeiro da unidade. A lei que desvia a destinação dos emolumentos é inconstitucional.