Simulado prova da OAB 40

0
2374
OAB 40 - Questão 57
Arthur resolveu furtar os cabos de eletricidade da linha férrea de sua cidade, a fim de revender o cobre, clandestinamente. Contudo, após iniciar o corte para retirar os fios de cobre, foi surpreendido pelo trem, que o atropelou, vindo a sofrer a amputação dos membros inferiores. Arthur foi denunciado como incurso nas penas do delito de furto.

Sobre o caso, assinale a afirmativa que apresenta a linha de defesa correta.
(A) Deve ser reconhecida a tentativa, com a correspondente diminuição da pena, já que o delito não chegou a se consumar.
(B) Pode ser reduzida a pena diante do arrependimento posterior, uma vez que, em razão do fato, Arthur perdeu os dois membros inferiores.
(C) Arthur deve ser absolvido, pois está-se diante de crime impossível, por absoluta ineficácia do meio.
(D) Arthur pode ser beneficiado com o perdão judicial, diante do sofrimento que lhe foi imposto pelas consequências do delito.

Fontes:

Código Penal, Art. 121, § 5º, e jurisprudência.

Informação Extra:

O perdão judicial é um instituto que permite ao juiz deixar de aplicar a pena em certas hipóteses previstas em lei, como no homicídio culposo, quando as consequências da infração atingirem o próprio agente de forma tão grave que a sanção penal se torne desnecessária. Embora não haja previsão expressa para o furto, a jurisprudência e a doutrina admitem a aplicação analógica do perdão judicial em situações de extremo sofrimento do agente.