Simulado prova da OAB 41

0
2292
OAB 41 - Questão 75
Roberta é estagiária numa fábrica de tecelagem, mesmo lugar onde Rogéria atua como aprendiz e que Fabiane trabalha como subgerente. No ano de 2024, as três trabalhadoras engravidaram. O empregador consultou você, como advogado(a), sobre a possibilidade de dispensar essas trabalhadoras sem justa causa, porque os sócios decidiram investir em máquinas modernas, automatizadas, e dispensar 50% da mão de obra.

Considerando os fatos narrados e a norma de regência, assinale a opção que apresenta a orientação correta que você prestou.
(A) Apenas Fabiane possui garantia no emprego.
(B) Somente Rogéria e Fabiane possuem garantia no emprego.
(C) Roberta, Rogéria e Fabiane não poderão ser dispensadas em razão da garantia no emprego oriunda da gravidez.
(D) Todas as trabalhadoras citadas poderão ser dispensadas sem justa causa em razão da força maior apresentada pela empresa.

Fontes:

CLT, Art. 472, § 1º; Súmula 244 do TST; Lei do Estágio.

Informação Extra:

A empregada gestante tem direito à estabilidade provisória no emprego, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto (ADCT, art. 10, II, 'b'). Isso se aplica à aprendiz (Rogéria) e à empregada com contrato por prazo indeterminado (Fabiane). A estagiária (Roberta) não tem vínculo de emprego, logo, não tem direito à estabilidade. O gabarito C está incorreto, mas o oficial foi C. O erro está em incluir a estagiária. A melhor resposta seria B.