Simulado prova da OAB 43

0
2275
OAB 43 - Questão 3
João Pedro, destacado aluno do último semestre do curso de Direito, logrou êxito no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, sendo então convidado a integrar, assim que formado, uma renomada sociedade de advogados da sua cidade. Apesar de ter ficado honrado com o convite, João Pedro está em dúvida, pois em seus estudos para o Exame da OAB verificou ser possível constituir sociedade unipessoal de advocacia, opção que lhe pareceu mais atrativa.

Considerando o enunciado, assinale a afirmativa correta.
(A) A sociedade unipessoal de advocacia de João Pedro poderá ter como sede, filial ou local de trabalho, um espaço de uso individual ou compartilhado com outros escritórios de advocacia ou empresas, desde que respeitadas as hipóteses de sigilo previstas na legislação.
(B) João Pedro poderá integrar a sociedade de advogados e, simultaneamente, constituir uma sociedade unipessoal de advocacia, ambas com sede ou filial na mesma área territorial do respectivo Conselho Seccional.
(C) João Pedro poderá escolher livremente a denominação da sociedade unipessoal de advocacia que vier a constituir, desde que complemente com a expressão "Sociedade Individual de Advocacia".
(D) A sociedade unipessoal de advocacia de João Pedro adquirirá personalidade jurídica com o registro aprovado dos seus atos constitutivos no Conselho Federal da OAB.

Fontes:

Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei nº 8.906/94), Art. 15, § 5º; Regulamento Geral, Art. 4º-A.

Informação Extra:

É vedado ao advogado integrar mais de uma sociedade de advocacia, constituir mais de uma sociedade unipessoal de advocacia, ou integrar, simultaneamente, uma sociedade de advogados e uma sociedade unipessoal de advocacia, com sede ou filial na mesma área territorial do respectivo Conselho Seccional (EAOAB, Art. 15, § 4º). No entanto, a sociedade unipessoal pode funcionar em espaços compartilhados (coworking), desde que resguardado o sigilo. A denominação deve ser formada pelo nome do titular, seguido da expressão “Sociedade Individual de Advocacia”. O registro é feito no Conselho Seccional onde tiver sede, e não no Conselho Federal. A alternativa A é a única correta.