Simulado prova da OAB 17

0
1058
OAB 17 - Questão 74
Jonas é empregado da sociedade empresária Ômega. Entendendo seu empregador por romper seu contrato de trabalho, optou por promover sua imediata demissão, com pagamento do aviso prévio na forma indenizada. Transcorridos 10 dias de pagamento das verbas rescisórias, Jonas se candidatou a dirigente do sindicato da sua categoria e foi eleito presidente na mesma data.

Sobre a hipótese apresentada, de acordo com o entendimento consolidado do TST, assinale a afirmativa correta.
(A) Jonas poderá ser desligado ao término do aviso prévio, pois não possui garantia no emprego.
(B) Jonas tem garantia no emprego por determinação legal, porque, pelo fato superveniente, o aviso prévio perde seu efeito.
(C) Jonas passou a ser portador de garantia no emprego, não podendo ter o contrato rompido.
(D) Jonas somente poderá ser dispensado se houver concordância do sindicato de classe obreiro.

Fontes:

Direito do Trabalho

Informação Extra:

Conforme a Súmula 369, V, do TST, "o registro da candidatura do empregado a cargo de dirigente sindical durante o período de aviso prévio, ainda que indenizado, não lhe assegura a estabilidade, visto que inaplicável a regra do § 3º do art. 543 da Consolidação das Leis do Trabalho". No entanto, a eleição (e não apenas a candidatura) durante o aviso prévio tem entendimento diverso. A jurisprudência majoritária entende que o contrato ainda está vigente durante o aviso prévio, e a superveniência da estabilidade faz com que o aviso perca seu efeito.