Simulado prova da OAB 19

0
1167
OAB 19 - Questão 33
Um paciente de um hospital psiquiátrico estadual conseguiu fugir da instituição em que estava internado, ao aproveitar um momento em que os servidores de plantão largaram seus postos para acompanhar um jogo de futebol na televisão. Na fuga, ao pular de um viaduto próximo ao hospital, sofreu uma queda e, em razão dos ferimentos, veio a falecer.
Nesse caso,
(A) o Estado não responde pela morte do paciente, uma vez que não configurado o nexo de causalidade entre a ação ou omissão estatal e o dano.
(B) o Estado responde de forma subjetiva, uma vez que não configurado o nexo de causalidade entre a ação ou omissão estatal e o dano.
(C) o Estado não responde pela morte do paciente, mas, caso comprovada a negligência dos servidores, estes respondem de forma subjetiva.
(D) o Estado responde pela morte do paciente, garantido o direito de regresso contra os servidores no caso de dolo ou culpa.

Fontes:

Direito Administrativo (Responsabilidade Civil do Estado)

Informação Extra:

O Estado tem o dever de guarda e vigilância sobre as pessoas sob sua custódia. A omissão dos servidores em vigiar o paciente, que resultou em sua fuga e morte, caracteriza uma falha no serviço (faute du service), gerando a responsabilidade objetiva do Estado. Há nexo de causalidade entre a omissão e o dano.