Simulado prova da OAB 23

0
1054
OAB 23 - Questão 71
A sociedade empresária Gardênia Azul Ltda. aprovou acordo coletivo junto ao sindicato de classe dos seus empregados prevendo um plano de cargos e salários. Nele, as promoções seriam feitas no máximo a cada dois anos, exclusivamente pelo critério de antiguidade. No período de vigência dessa norma, Walter ajuizou uma ação requerendo equiparação salarial a Fernando, referente ao período do acordo coletivo.

Diante da situação concreta e da jurisprudência consolidada do TST, assinale a afirmativa correta.
(A) O pedido de equiparação salarial não é possível juridicamente porque a sociedade empresária possui plano de cargos e salários.
(B) A equiparação salarial é possível se atendidos os demais requisitos legais, porque o plano de cargos e salários em questão não tem validade.
(C) A observância ou não ao acordo ficará a cargo de cada juiz, porque inexiste previsão legal ou jurisprudencial a respeito.
(D) O plano de cargos e salários, por ser fruto de negociação coletiva e atender aos requisitos legais, precisa ser observado pelo magistrado.

Fontes:

Direito do Trabalho (CLT, Art. 461, § 2º).

Informação Extra:

O plano de carreira que impede a equiparação salarial é aquele que prevê promoções por merecimento e antiguidade, alternadamente, e que tenha sido homologado pelo Ministério do Trabalho. Como o plano da empresa só previa promoção por antiguidade, ele não é válido para impedir a equiparação salarial.