Simulado prova da OAB 37

0
2274
OAB 37 - Questão 4
A advogada Celina celebrou com a cliente Camila um contrato de prestação de serviços advocatícios. Na cláusula X, foi disposto que a extensão do patrocínio é limitada ao primeiro grau de jurisdição. Na cláusula W, foi disposto valor diverso de honorários contratuais para a hipótese de a causa encerrar-se por acordo.
Considerando o informado sobre o contrato realizado, de acordo com o Código de Ética e Disciplina da OAB, assinale a afirmativa correta.
(A) A cláusula X é vedada, pois não se admite tal limitação de atuação em grau de jurisdição. A cláusula W também é vedada, pois não se admite a previsão de valores diversos de honorários em caso de acordo.
(B) O conteúdo da cláusula W, com disposição de valor diverso de honorários contratuais para a hipótese de a causa encerrar-se por acordo pode ser incluído no contrato sem que isso implique ilegalidade. A limitação de atuação em grau de jurisdição prevista na mencionada cláusula X encontra vedação legal.
(C) A cláusula X é permitida. Por sua vez, a cláusula W é vedada, pois não se admite a previsão de valores diversos de honorários em caso de acordo.
(D) As duas cláusulas narradas não violam a disciplina do citado Código de Ética e Disciplina da OAB.

Fontes:

Ética Profissional

Informação Extra:

Código de Ética e Disciplina da OAB, Art. 50, §§ 1º e 2º. É permitido estipular honorários para a hipótese de acordo. Também é lícito delimitar a atuação do advogado a determinado grau de jurisdição. Ambas as cláusulas são válidas.