Simulado prova da OAB 44

0
5955
OAB 44 - Questão 77
Você é advogado(a) de uma sociedade empresária que figura como ré em quatro ações na Justiça do Trabalho.
Uma ação versa sobre a dispensa de um empregado que aderiu a uma greve. Outra, sobre indenização por dano moral, em razão de suposto assédio moral praticado por um superior hierárquico de um empregado. A terceira versa sobre horas extras. E a quarta, versa exclusivamente sobre cobrança de contribuições previdenciárias supostamente não efetuadas pelo empregador ao longo de um contrato de trabalho de um outro empregado.
Sobre a competência da Justiça do Trabalho nas quatro ações apresentadas, assinale a afirmativa correta.
(A) A Justiça do Trabalho é competente para todos os pedidos formulados nas ações.
(B) A competência para o pedido de indenização por danos morais é da Justiça Comum.
(C) A Justiça do Trabalho não tem competência para os dissídios oriundos de direito de greve.
(D) A Justiça do Trabalho é incompetente para julgar o pedido de cobrança de contribuições previdenciárias supostamente não efetuadas pelo empregador.

Fontes:

Direito Processual do Trabalho

Informação Extra:

O Art. 114 da Constituição Federal define a competência da Justiça do Trabalho. Ela é competente para julgar ações sobre o exercício do direito de greve (inciso II), ações de indenização por dano moral decorrentes da relação de trabalho (inciso VI), ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores (inciso VII), e a execução, de ofício, das contribuições sociais previstas no art. 195, I, a, e II, e seus acréscimos legais, decorrentes das sentenças que proferir (inciso VIII). A quarta ação, por ser cobrança direta, não decorrente de sentença trabalhista, seria da Justiça Federal, mas as três primeiras são da JT. A opção A é a única que engloba as três primeiras, sendo a mais correta dentro das alternativas.