Simulado prova da OAB 19

0
1124
OAB 19 - Questão 62
Em razão do aumento do número de crimes de dano qualificado contra o patrimônio da União (pena: detenção de 6 meses a 3 anos e multa), foi editada uma lei que passou a prever que, entre 20 de agosto de 2015 e 31 de dezembro de 2015, tal delito (Art. 163, parágrafo único, inciso III, do Código Penal) passaria a ter pena de 2 a 5 anos de detenção. João, em 20 de dezembro de 2015, destrói dolosamente um bem de propriedade da União, razão pela qual foi denunciado, em 8 de janeiro de 2016, como incurso nas sanções do Art. 163, parágrafo único, inciso III, do Código Penal.
Considerando a hipótese narrada, no momento do julgamento, em março de 2016, deverá ser considerada, em caso de condenação, a pena de
(A) 6 meses a 3 anos de detenção, pois a Constituição prevê o princípio da retroatividade da lei penal mais benéfica ao réu.
(B) 2 a 5 anos de detenção, pois a lei temporária tem ultratividade gravosa.
(C) 6 meses a 3 anos de detenção, pois aplica-se o princípio do tempus regit actum (tempo rege o ato).
(D) 2 a 5 anos de detenção, pois a lei excepcional tem ultratividade gravosa.

Fontes:

Direito Penal (Lei Temporária - CP, Art. 3º)

Informação Extra:

A lei temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência (princípio da ultratividade). João praticou o crime durante a vigência da lei temporária mais gravosa, portanto, esta lei será aplicada a ele.