Simulado prova da OAB 2

0
1246
OAB 2 - Questão 64
João da Silva foi denunciado por homicídio qualificado por motivo fútil. (...) o juiz rejeitou a tese de estrito cumprimento de dever legal e o pedido de absolvição sumária, e pronunciou João por homicídio simples, afastando a qualificadora contida na denúncia. A decisão de pronúncia foi confirmada pelo Tribunal de Justiça, operando-se a preclusão. Considerando tal narrativa, assinale a afirmativa correta.
(A) Nos debates orais perante os jurados, o promotor de justiça não poderá sustentar a qualificadora de motivo fútil, mas a defesa poderá alegar a tese de estrito cumprimento de dever legal.
(B) Nos debates orais perante os jurados, o promotor de justiça poderá sustentar a qualificadora de motivo fútil e a defesa poderá alegar a tese de estrito cumprimento de dever legal.
(C) Nos debates orais perante os jurados, o promotor de justiça não poderá sustentar a qualificadora de motivo fútil e a defesa não poderá alegar a tese de estrito cumprimento de dever legal.
(D) Nos debates orais perante os jurados, o promotor de justiça poderá sustentar a qualificadora de motivo fútil, mas a defesa não poderá alegar a tese de estrito cumprimento de dever legal.

Fontes:

Código de Processo Penal, Art. 476 e Súmula 191 do STJ

Informação Extra:

A acusação (promotor) não pode sustentar em plenário qualificadora que foi afastada na decisão de pronúncia, pois sobre ela operou-se a preclusão. No entanto, a defesa não fica vinculada às teses apresentadas na primeira fase, podendo alegar qualquer matéria em seu favor no plenário do júri, em respeito ao princípio da plenitude de defesa.