Simulado prova da OAB 37

0
2380
OAB 37 - Questão 22
Lucas, menor de oito anos de idade, é proprietário de um imóvel (recebido por herança de seu avô), o qual foi alugado por seus pais, João e Maria, representando-o. Contudo, o Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana (IPTU) referente a este imóvel não está sendo pago pelo locatário, conforme havia sido pactuado no contrato de locação.
Em razão do inadimplemento, foi enviada notificação de lançamento do crédito tributário em nome de Lucas como devedor do tributo, para seu domicílio tributário, a fim de que pagasse o débito. A notificação foi recebida via Correios por seus pais, que residem junto com seu filho. Os pais, por entenderem que esta obrigação era do locatário, recusam-se a pagar. O Fisco Municipal está agora a cobrar judicialmente o valor da dívida de IPTU.
Diante desse cenário e à luz do Código Tributário Nacional, assinale a afirmativa correta.
(A) Lucas, embora absolutamente incapaz, pode figurar como contribuinte devedor do IPTU, inclusive podendo constar seu nome na notificação de lançamento do crédito tributário.
(B) Em razão da menoridade de Lucas, apenas seus pais serão considerados contribuintes deste IPTU.
(C) Lucas e seus pais são contribuintes do IPTU, mas os bens dos pais devem ser executados antes dos bens de Lucas.
(D) Lucas é o contribuinte do IPTU, sendo o locatário o responsável tributário pelo pagamento do mesmo.

Fontes:

Direito Tributário

Informação Extra:

Código Tributário Nacional (CTN), Arts. 121, 123 e 126. O contribuinte do IPTU é o proprietário do imóvel (Lucas). A capacidade tributária passiva independe da capacidade civil. As convenções particulares (contrato de aluguel) não podem ser opostas à Fazenda Pública.