Simulado prova da OAB 4

0
1723
OAB 4 - Questão 26
No tocante às normas contidas no Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto afirmar que
(A) a medida socioeducativa de internação aplicada em razão do descumprimento reiterado e injustificável da medida anteriormente imposta ao adolescente infrator não poderá ser superior a três meses.
(B) o adolescente apreendido em flagrante de ato infracional será imediatamente encaminhado ao Juiz de Direito em exercício na Vara da Infância e Juventude, que decidirá sobre a necessidade ou não de seu acautelamento provisório.
(C) a concessão da remissão, que prescinde da homologação da Autoridade Judiciária, é medida que o membro do Ministério Público atribuído poderá adotar no processamento de ato infracional.
(D) ao ato infracional praticado por crianças corresponderão as seguintes medidas socioeducativas: advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida e inserção em regime de semiliberdade.

Fontes:

Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Informação Extra:

O Art. 122, § 1º, do ECA, estabelece que "O prazo de internação na hipótese do inciso III deste artigo [descumprimento reiterado e injustificável da medida anteriormente imposta] não poderá ser superior a 3 (três) meses". Essa é a chamada "internação-sanção".