Simulado prova da OAB 40

0
2323
OAB 40 - Questão 63
Luís Vicente, secretário de fazenda do Município Alfa, foi ofendido por lório, secretário de fazenda do Estado Beta, que, durante discurso na tribuna da Câmara dos Vereadores, afirmou que "Luís Vicente comete peculato, desviando recursos do caixa municipal em proveito próprio e de seus familiares!"

Luís Vicente procurou você, como advogado(a), para que você o oriente sobre a medida cabível para responsabilizar lório pela ofensa à sua honra.

Nesse contexto, é correto afirmar que Luís Vicente
(A) só pode ajuizar uma queixa-crime em face de lório, pois o delito contra a honra desafia ação penal privada.
(B) pode oferecer representação contra lório ao Ministério Público, pois sua qualidade de servidor público impõe a ação penal pública na defesa de sua honra.
(C) pode optar entre ajuizar queixa-crime em face de lório ou oferecer representação ao Ministério Público.
(D) não pode fazer nada a respeito, diante da imunidade material de lório, pela sua qualidade de ocupante de cargo político.

Fontes:

Código Penal, Art. 141, § 2º, e Art. 145, parágrafo único.

Informação Extra:

Nos crimes contra a honra de funcionário público, em razão de suas funções, a ação penal é pública condicionada à representação do ofendido. A imunidade material dos vereadores (art. 29, VIII, CF) só abrange opiniões, palavras e votos proferidos no exercício do mandato e na circunscrição do Município, não se aplicando a ofensas proferidas fora desse contexto.