Simulado prova da OAB 43

0
2387
OAB 43 - Questão 27
Visando à melhoria do serviço de iluminação pública e da segurança no Município Alfa, foi publicada lei municipal, em 20/02/2024, instituindo uma contribuição cuja arrecadação estaria vinculada ao custeio, à expansão e à melhoria do serviço de iluminação pública e de sistemas de monitoramento para a segurança e a preservação de logradouros públicos.

Acerca desta lei, assinale a afirmativa correta.
(A) A contribuição poderia ser instituída e vinculada a todas essas finalidades, por expressa previsão constitucional.
(B) É inconstitucional a tentativa de custear a iluminação pública por espécie tributária distinta de impostos.
(C) A implantação de sistemas de monitoramento para a segurança e a preservação de logradouros públicos somente poderia ser custeada com recursos advindos de taxas, e não de uma contribuição.
(D) A implantação de sistemas de monitoramento para a segurança e a preservação de logradouros públicos somente poderia ser custeada com recursos advindos de impostos, e não de uma contribuição.

Fontes:

Constituição Federal, Art. 149-A

Informação Extra:

Os Municípios e o Distrito Federal poderão instituir contribuição, na forma das respectivas leis, para o custeio do serviço de iluminação pública. A Súmula Vinculante 41 veda a cobrança de taxa para esse fim. Atividades de segurança pública não podem ser custeadas pela COSIP, que se destina exclusivamente à iluminação. O STF, no entanto, já admitiu que a COSIP custeie sistemas de monitoramento, desde que vinculados à otimização da iluminação pública. A alternativa A é a que melhor se alinha com a possibilidade, embora controversa.