Simulado prova da OAB 7

0
1192
OAB 7 - Questão 25
Joana tem 16 anos e está internada no Educandário Celeste, na cidade de Pitió, por ato infracional equiparado ao crime de tráfico de entorpecentes. O Estatuto da Criança e do Adolescente regula situações dessa natureza, consignando direitos do adolescente privado de liberdade. Diante das diposições aplicáveis ao caso de Joana, é correto afirmar que
(A) Joana tem direito à visitação, que deve ser respeitado na frequência mínima semanal, e não poderá ser suspenso sob pena de violação das garantias fundamentais do adolescente internado.
(B) é expressamente garantido o direito de Joana se corresponder com seus familiares e amigos, mas é vedada a possibilidade de avistar-se reservadamente com seu defensor.
(C) a autoridade judiciária poderá suspender temporariamente a visita, exceto de pais e responsável, se existirem motivos sérios e fundados de sua prejudicialidade aos interesses do adolescente.
(D) as visitas dos pais de Joana poderão ser suspensas temporariamente, mas em tal situação permanece o seu direito de continuar internada na mesma localidade ou naquela mais próxima ao domicílio de seus pais.

Fontes:

Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Informação Extra:

O Art. 124 do ECA lista os direitos do adolescente privado de liberdade. O inciso VII garante o direito a "visita, ao menos, semanal". O § 2º do mesmo artigo estabelece que "Em nenhum caso haverá incomunicabilidade", mas o § 3º permite que a autoridade judiciária possa suspender temporariamente a visita, inclusive a de pais ou responsável, se existirem motivos sérios e fundados de sua prejudicialidade aos interesses do adolescente.